Ponto de Vista

Artigos e apresentações realizadas pela equipe da DC Press com análise, opinião e comentários sobre jornalismo científico, jornalismo esportivo, internet e redes sociais. Além de resultados de eventos em geral, nas mesmas áreas. Alguns links são apresentações publicadas no Slideshare, outras de imagens da nossa conta no Flickr ou no Canal de Vídeos em diversas contas no Youtube.

  • Posição da Mulher na Cobertura Esportiva – Estamos em 2015 mas ainda alguns problemas acontecem na área esportiva em relação à mulher. Na Semana de Comunicação da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro o tema fez parte do último dia de atividades. A apresentação incluiu depoimentos de jornalistas esportivas, feitas especialmente para o evento.
  • Influenciadores Digitais – O tema é novo e tem despertado interesse, principalmente entre os estudantes de jornalismo, que sairão para o mercado de trabalho dentro de um novo estilo. A apresentação falando sobre essa experiência foi feita na Universidade Castelo Branco (maio 2015)
  • Mídias Independentes – Gostarmos de conceitos novos de comunicação e algumas vezes participamos de eventos para explicar a influência dessa nova área que, ainda, continua gerando dúvidas. No Fórum da Federação de Futebol do Rio de Janeiro apresentamos essa nova mídia para os participantes. No site da FERJ foi incluído vídeo da apresentação.
  • Jornalismo Esportivo x Internet –  Tão próximos e tão distantes. A velocidade das publicações nas redes sociais na área de futebol é cada vez maior e, muitas vezes, é difícil de acompanhar. É por esse motivo que um jornalista que cobre futebol não precisa só entender de estratégia 4-2-3-1 ou se o jogador estava realmente impedido ou não. (…)
  • Fanpage do Guaraná Antárctica – O Twitter do @fimdejogo foi convidado para uma das ações do Guaraná Antárctica, que marcou os 5 milhões de fãs em 2012. Foi considerado um case na área. Veja como foi a participação
  • Novo Jornalismo Esportivo – Um dos assuntos que gera convite para palestras é o uso das redes sociais; equipamentos; credenciamento; ética no trabalho; relação mídia independente e tradicional; e formatos nas coberturas de futebol atualmente.
  • Rio Info 2011 – Antes da Copa das Confederações, um amplo debate durante o Rio 2011 abordou o tema Futebol, Tecnologia e Redes Sociais. Cris Dissat, editora do Blog Fim de Jogo foi convidada a relatar a situação na ocasião e o que era preciso para enfrentar um novo estilo de cobertura para a Copa das Confederações e Copa do Mundo.